DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!!!

Nenhum comentário

No dia, “03 DE DEZEMBRO”, è comemorado o DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, data que busca ampliar a “inclusão dessas pessoas na Sociedade”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, sendo que na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.

A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas, uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física.

Essas alterações podem existir desde o nascimento ou serem adquiridas durante a vida, nesse último caso, a violência e acidentes são fatores bastante relacionados com o aumento do número de deficientes físicos a cada ano.

De uma maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte dos governantes, principalmente no que diz respeito à ACESSIBILIDADE e INCLUSÃO na SOCIEDADE.

Também é importante destacar que a maioria dos deficientes não consegue entrar no mercado de trabalho, principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas, não são capazes de realizar o trabalho com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara.

Sendo assim, está claro que é fundamental que se criem políticas que acolham melhor essa parcela da população, diante disso, foi que no Ano de 1992, a ONU instituiu o DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, que passou a ser comemorado todo dia (03 DE DEZEMBRO), sendo que com a criação dessa data, a ONU tinha e têm como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar, UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA A TODAS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO.

É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados, principalmente no tocante a terem uma ACESSIBILIDADE COM DIGNIDADE.

Nesse sentido, não são as pessoas, que são “PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA”, sim ás Edificações Públicas e Privadas, o Transporte Público, as Praças Públicas, as Instituições Financeiras, as Cidades em geral, que são planejadas  com conceitos ultrapassados, ineficientes, e inadequadas para o uso do homem no seu dia à dia.

Desta forma, devemos entender de uma vez por todas, que ás Pessoas com Deficiência Física e Mobilidade Reduzida, NÃO NECESSITAM DE CARIDADE, O QUE ELAS QUEREM E EXIGEM, É UMA LEI QUE SE CUMPRA E UM DIREITO QUE AS RESPEITEM!!!

POR, RODINEI LAFAETE


Nenhum comentário

Postar um comentário